As pequenas empresas de gesso ganharam um destaque muito grande nos últimos anos e esse mercado se tornou excelente para quem sonha em abrir o próprio negócio. Afinal o forro em gesso está presente em praticamente todas as residências hoje em dia, sem falar nos outros serviços a base do gesso, pois como este setor está totalmente relacionado com a construção civil, se torna ainda mais interessante trabalhar.
Portanto eu fiz aqui um apanhado de ideias, informações legais e dicas para que você entenda como iniciar uma empresa de gesso bem estruturada. Acredito que esse conteúdo irá lhe ajudar a ter melhores inspirações e planejar a abertura do próprio negócio com sucesso!
Linha de produção da empresa de gesso
Uma empresa de gesso é formada por duas frentes, sendo que a primeira é a produção das placas e a segunda cuidará da prestação dos serviços de montagem e decoração. Então com isso você precisará definir se irá produzir suas próprias placas de gesso ou se comprará de fabricantes, cuidando apenas da realização dos serviços. Em todo caso, eu preparei algumas dicas básicas a respeito da sua linha de produção.
O ideal é ter uma estrutura coberta onde possa produzir as placas de gesso, mas que também haja um espaço aberto onde serão montados os varais para secagem das placas produzidas. A melhor opção para montar sua produção de placas é em bairros mais afastados do centro, porém que sejam de fácil acesso para facilitar o transporte dos produtos até os locais de trabalho.
Dentre os principais equipamentos, você precisará ter apenas uma espécie de mesa grande, as réguas de alumínio para produção exata das placas, tampão de alumínio batido, uma maquina para mistura do gesso com a água, assim como outros acessórios básicos. Assistindo este vídeo aqui abaixo é possível entender como funciona a fabrica de placas de gesso:
Como montar uma empresa de gesso?
O seu escritório de atendimento aos clientes poderá ser no mesmo local de produção ou em uma região mais visível da cidade, onde possa receber seus clientes, fazer simulações de serviços e cuidar da parte administrativa. Não precisa ser um espaço amplo, pois com apenas uma sala pequena e um banheiro já da para começar trabalhar, então esta será a estrutura básica que você precisará para abrir uma empresa de geso atualmente.
Para uma empresa pequena, mas bem estruturada, que vai atender uma boa quantidade de clientes todos os meses, você precisará contar com pelo menos 2 gesseiros, 2 auxiliares, 2 pessoas trabalhando na produção das placas e 1 atendente no escritório.
A legalização da empresa de gesso é um outro fator a se analisar, portanto contrate um contador para dar entrada no processo de formalização, obtendo assim o CNPJ, licença da prefeitura municipal e todos os outros detalhes necessários para abertura legal do seu negócio de gesso.
Serviços prestados por uma empresa de gesso
O forro de residências será o serviço mais procurado por parte dos clientes da sua empresa, mas é possível oferecer também outros tipos de serviços, como decorações em gesso, molduras, poderá fazer divisórias nos mais diversos lugares e assim trabalhar tanto em residências quanto em empresas que estão precisando de algum tipo de serviço com gesso.
Para realização destes trabalhos vai ser necessário investir em alguns acessórios de trabalho, como andaimes, furadeira, arames, espátulas, régua de nível e vários outros itens. A sua empresa precisará contar ainda com um veículo para transporte dos materiais até os locais de trabalho, então precisará ser um carro com caçamba para facilitar o trabalho.
Investimento para uma empresa de gesso
A duvida que fica no ar é com relação ao investimento inicial para ter um negócio desse tipo em funcionamento e realmente você precisará investir uma boa quantia em dinheiro. O seu custo inicial passará desde a compra de gesso para produção das placas até os acessórios mais básicos possíveis, então precisará investir na estrutura da empresa (loja de atendimento e local de produção), equipamentos para produzir as placas de gesso, acessórios de trabalho, compra de um veículo, contratação de colaboradores e muito mais.
É estimado um investimento médio entre R$ 70 e R$ 160 mil Reais para abrir uma empresa de gesso de médio porte atualmente, mas da para começar com menos, caso o seu negócio se baseie apenas na realização dos serviços e não na produção das placas, já que é possível comprar de outros produtores para trabalhar.
Divulgação da empresa de gesso
Existem dezenas de canais que você poderá utilizar para divulgação dos seus serviços, porém uma das estratégias que mais funciona para este tipo de negócio é sair nas construções oferecendo seus serviços, sempre com um cartão de visitas a mão e disposição para realizar orçamentos.
Essa é uma opção que você poderá seguir para ganhar seus primeiros clientes, mas existem outros caminhos interessantes no inicio para não ficar com a empresa totalmente parada, então busque parcerias com pedreiros para ganhar indicação, use o boca a boca para ir promovendo seus serviços, poderá comprar espaço publicitário em jornais regionais ou algo do tipo.
Naturalmente não será nada fácil no inicio, porque você terá que lidar com a concorrência de outras empresas de gesso que já estão a mais tempo no mercado e até ganhar notoriedade e uma certa reputação vai demorar alguns meses. O importante é não desistir e ser criativo, utilizando assim alguns meios que outros ainda não utilizam, como é o caso da divulgação em redes sociais que pode engrandecer seus trabalhos.